"A onda verde"

Vi uma noticia sobre ecobags, que me deixou animada.
No primeiro semestre de 2008 a rede de supermercados Pão de Açúcar vendeu mais de 90.000 ecobags a seus clientes. Uma média de 500 sacolas por dia.
Outras empresas seguem o exemplo e algumas grifes famosas também lançam suas ecobags... A um preço que não é acessível a maioria dos consumidores devemos questionar a sua preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade na verdade.

Nós já passamos por três ondas de "sustentabilidade": a primeira, onde produtos ecológicos eram bregas, e vistos como uma moda hippie, coisa de ativista sem causa.
A segunda onda, viu-se que é realmente uma moda, e incitam um consumismo maior com a "causa verde". Fazem propaganda, vendem ecobags e achavam que isso era suficiente.
Agora espero estar vendo o inicio da terceira onda, onde designers, produtores e consumidores principalmente se preocupam realmente com o impacto dos produtos no meio ambiente.
Está certo que a maioria ainda acha que só ecobags resolve o problema.... resolve? melhora, diminui a quantidade de sacolas plásticas nas ruas, nos lixões, mas nós temos que ver como a sacola é produzida, como é utilizada, o quanto ela polui para ser feita.

Mas a noticia lá de cima, mostra que os consumidores estão tentando não é mesmo? É isso que enquanto consumidores temos que fazer: exigir produtos melhores e mais corretos. Enquanto designer, antes de produzir, pensar nestas questões. O meu produto pode ser menor, gastar menos material, pode ser reciclado? Pode ser reutilizado? pode ser feitos com recursos locais, que além de ajudar a economia do lugar onde vive, reduzirá a poluição durante o transporte?

Quanto tempo será que demora para que mudemos outros hábitos? levando esse cenário para outro lugar, numa quarta, ou quinta onda.
"Nada pode o olvido, contra o sem sentido apelo do não."
Camila
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