Hoje no Brasil podemos ver boas iniciativas de empresas, grandes ou pequenas, para levar a sustentabilidade ambiental a seus produtos.
Essas iniciativas são muito bem vindas, porque além de ajudar o meio ambiente, a moda é um meio de comunicação muito poderoso na nossa sociedade, e melhor do que falar sobre sustentabilidade é vestir sustentabilidade. Essa mensagem é muito mais clara e acessível do que discursos que podemos fazer.
Quando algumas grifes lançam coleções com tecidos diferentes, como fios de PET (Politereftalato de etila), elas estão ajudando o meio ambiente, reutilizando material que era lixo, e ainda, mostrando às pessoas que é importante fazer algo pelo planeta.
A Patagonia faz roupas com tecidos orgânicos, com fibras de PET a muito tempo, as suas roupas são voltadas para a área de esportes.

A kailash tem uma linha de produtos desenvolvida com fibras de bambu, que é natural, melhor no contato com a pele que produtos sintéticos, e além de ser biodegradável, o bambu, quanto mais se corta, melhor, nasce mais.

A coleção verão 2009 da mesma empresa lança algumas blusas eitas com fibra de Pet:

Além destes dois exemplos, tem muitas outras empresas, que trazem essa mesma política.
Inovam no uso de materiais, reaproveitando "lixo", material orgânico, fibras de bambu, biodegradáveis...
A mensagem é a mesma.
no próximo post da série moda, falarei sobre responsabilidade social.